E chove sobre todo o país


E mais uma virada de ano passamos 'embaixo d'água'... Chove em todo o Brasil, poucas áreas abertas, e as chuvas são bastante fortes, provocam tragédias, destroem bairros, cidades, famílias.

Não me lembro de alguns anos atrás termos tanta chuva e tantos desastres em função dela, nem de chover quase o ano todo como tem sido nos últimos.

E as notícias sobre as tragédias terminam após o último corpo ser resgatado e enterrado, e a vida continua, como se aquilo não fosse se repetir no próximo ano.

E as explicações para tudo isso? Alguns dizem 'é assim mesmo', e se conformam, outros pensam logo em 'castigo divino' pelos mandos e desmandos do ser humano, as guerras, as torturas, a ganância, etc. Outros ainda culpam o Lula, claro, afinal não tem infra estrutura, não se cuida das áreas de ocupação irregular. Ainda tem outros que dizem que a culpa é das próprias vítimas, que se colocam em situação de risco ao se alojarem numa área instável.

Algumas vozes ainda pouco ouvidas (infelizmente) estão alertando para o fato de que este planeta não vai aguentar por muito tempo os 'desaforos' que vem aguentando... Kyoto não deu em nada, e Copenhage também não prosperou, pelos interesses financeiros dos países ricos, que ainda não entenderam que dá para manter o lucro sem causar a destruição que vem causando e ainda pouca firmeza dos países emegentes para negociação.

Como não vejo sentido em entrar em polêmicas políticas ou religiosas, prefiro a explicação do saudoso comediante stand-up George Carlin. O vídeo é longo (nem tanto, 7 minutos) mas vale a pena...



Bom fim de semana !!!!

Comentários

  1. Esse debate sobre clima faz parte do meu trabalho e, em mais de 20 anos, ouço e leio muito, mas não observo progressos relevantes sendo concretizados por quem tem os meios e o dever de fazê-los, infelizmente.

    As "autoridades" têm informações globais há várias décadas e vêm postergando ao máximo as medidas necessárias para minimizar os estragos feitos ao longo dos séculos passados....

    Só se manifestam publicamente quando pressionados por tragédias que repercutem na mídia internacional...

    É claro que a população precisa rever seus hábitos e participar dos esforços, mas não se pode jogar a culpa de tudo sobre os ombros de quem, no fim, não pode tomar decisões de grande porte.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, e mais, não adianta países individualmente tomarem iniciativas. Tem que ser um mutirão efetivo, governo, iniciativa privada, população a nível global. Olha a dificuldade!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas