Use filtro!

Não, desa vez o assunto não é filtro solar, a saúde da pele...

Nem vou falar para você curtir mais a vida, ficas mais junto de quem ama, etc. Sim, isso é importante, mas o assunto é outro.


Você usa filtros?

Confusión con foto de oso panda en
medio de la catástrofe japonesa



Um exemplo recente, está circulando na internet, e-mail, redes sociais a foto ao lado.

Enfim, em função do terremoto e tsunami no Japão, circularam a foto como sendo de um urso panda do Japão agarrado em desespero à perna de um oficial.

O caso é que a foto não procede... é de 2006, e foi tirada para promover o Centro de Proteção do Panda Gigante, na China.





OK, as causas são importantes, a proteção ao panda gigante e a tragédia no Japão. Mas o contexto está errado, e  as pessoas recebem isso, e passam adiante como verdade absoltua.

Assim como todas as outras baboseiras da internet:

- Não pague mais estacionamento em shopping
- Não tome direto da latinha que dá leptospirose
- Limão na cerveja dá uma doença qualquer
- Tem cobra na piscina de bolinha do Mc Donalds
- Tem rato na casquinha do Bob's
- Você vai acordar de madrugada numa banheira cheia de gelo e sem os rins...

Enfim, as pessoas recebem os e-mails, acham aquilo ABSURDO e passam adiante... ninguém filtra!!!! Ninguém checa se é verdade!

Do mesmo modo, quantas vezes você deixou um comentário que você ouviu de terceiros, influenciar sua opinião sobre alguém, e portanto a sua atitude em relação a essa pessoa?

Quantas vezes tomou partido em briga de casal e depois acabou ficando mal com os dois?

Quantas vezes você acabou se prejudicando no trabalho, porque foi influenciado contra o superior ou contra colegas?

Pois é... a gente tem o hábito de não filtrar as informações que recebe, e passa adiante, seja por e-mail, seja em atitutdes e palavras, sem checar, filtrar, se deixando influenciar. E no fim, nós somos os maiores prejudicados, e ainda perdemos uma grande oportunidade de aprendizado. Aprender a olhar não com desconfiança, mas com desejo de buscar a verdade, de tomar decisões baseados em fatos e não me versões.

Use filtros! Vários filtros! Aprenda a interpretar as pessoas antes das palavras que elas dizem... sempre tem algum contexto, algo que a faz agir como age, seja índole, seja trauma de infância. Aprenda que nem tudo que é dito é pra você. Muitas vezes as pessoas querem mesmo nos usar para passar seus recados.

Aprenda que as pessoas mudam de situação para situação, assim como os casais se reconciliam mesmo após terem jurado que não se veriam NUNCA mais.

No mínimo, duas vantagens:
- Você não se queima a toa, usando opiniões alheias para embasar suas atitudes.
- Você evita de virar garoto de recado entre pessoas que não tem nada de bom para te acrescentar.


Comentários

  1. Oi Tuvy, tudo bem? Obrigado por sua visita ao meu blog. Dá uma passada lá, vc foi citada na minha nova receita, espero que goste. Bjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas